Já é oficial. Por todo o país, Portugal sentiu esta noite pelas 01:37 um sismo de grau 5.7 na Escala de Richter, segundo as primeiras análises. O epicentro situa-se na região assinalada no mapa ( no Oceano Atlântico, a 193 Km de Faro e a Oeste de Gibraltar ). Amanhã as questões sismológicas e de segurança voltarão aos jornais certamente… Aguardemos com serenidade.Dá a tua opinião e deixa a tua ideia acerca dos Temas conversados
- ambiente (9)
- cidadania (5)
- cultura (8)
- eleições (7)
- empreendedorismo (1)
- emprego (5)
- festas (5)
- formações (1)
- gama (4)
- ideias (2)
- jovens k pensam (10)
- juventude (3)
- lazer (3)
- questionários (1)
- saúde (3)
- sociedade (2)
- solidariedade social (7)
- turismo (1)
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Sismo de 5.7 na escala de Richter sentido em Portugal Continetal
Já é oficial. Por todo o país, Portugal sentiu esta noite pelas 01:37 um sismo de grau 5.7 na Escala de Richter, segundo as primeiras análises. O epicentro situa-se na região assinalada no mapa ( no Oceano Atlântico, a 193 Km de Faro e a Oeste de Gibraltar ). Amanhã as questões sismológicas e de segurança voltarão aos jornais certamente… Aguardemos com serenidade.terça-feira, 15 de dezembro de 2009
A grande farsa do Aquecimento Global
É caso para dizer que cada vez estou mais céptico em relação às problemáticas que nos rodeiam. Afinal qual é a verdade?
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Exposição Temporária de Artesanato

Em escala reduzida, os trabalhos deste artesão, mostram-se ao público com excelente apresentação e perfeccionismo, transmitindo o entusiasmo das mãos hábeis de quem os criou.
Ciclos de Encontros Temáticos
Módulos:
- TURISMO EM ESPAÇO RURAL
Dia 17/11/2009 das 18:00 às 20:00h, orientado pela Dra. Elisa Bacala
- ÉTICA EMPRESARIAL
Dia 24/11/2009 das 18:00 às 20:00h, orientado pela Dra. Elsa Barbosa
- RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS
Dia 03/12/2009 das 18:00 às 20:00h, orientado pelo Eng. Carlos Monteiro
- PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO DE PRODUTOS
Dia 10/12/2009 das 18:00 às 20:00h, orientado pela Eng.ª Ana Soeiro
- ESTRATÉGIA E MARKETING EMPRESARIAL
Dia 15/12/2009 das 18:00h às 20:00h, orientado pela Dra. Ângela Moura
Inscrições:
Gabinete CLV - Contacto: 284 436 012
fonte: CM Vidigueira
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Conferência internacional sobre Arte e Museus
Estarão presentes importantes especialistas internacionais que farão uma reflexão sobre importância da Arte e dos Museus nas nossas sociedades. A conferência Pensar o Museu, organizada em três momentos, tem como objectivo debater o futuro dos museus de arte contemporânea e as dinâmicas subjacentes à produção, mediação e recepção da arte. Desde o questionar do lugar da arte num mundo globalizado, à discussão sobre a identidade das colecções, e sobre a capacidade que os museus têm de produzir conhecimento e de envolver públicos diversos, pretende-se estimular um debate crítico que interroga o papel do Museu na sociedade actual.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
10ª Campo de Trabalho para Jovens
Entre os dias 28 de Novembro e 1 de Dezembro, a Amnistia Internacional Portugal vai organizar o 10º Campo de Trabalho “Vamos Defender os Direitos Humanos”.Durante quatro dias, jovens de todo o país, com idades entre os 15 e os 18 anos, vão poder dedicar-se exclusivamente ao debate de temas relacionados com os Direitos Humanos.
O trabalho da Amnistia Internacional e o papel dos Jovens no activismo são alguns dos temas a serem abordados. Haverá ainda tempo para pensar sobre problemas mais concretos de Direitos Humanos, como a Discriminação, a Pobreza e a Pena de Morte.
Este ano o Campo de Trabalho vai decorrer na Colónia de Férias da Praia Azul, perto de Torres Vedras, numa parceria com a Câmara Municipal local.
A inscrição tem um custo de 30 euros por participante, o que inclui materiais, alimentação, alojamento e transporte no local.
Vem aprender mais sobre os problemas que se vivem no Mundo e perceber como todos nós, juntos, podemos fazer a diferença.
Inscreve-te até ao dia 19 de Novembro e participa!
Inscrições e informações em Amnistia Internacional.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
18 de Outubro - Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
O ano de 2010 já foi proclamado como o Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social. A Rede Europeia Anti-Pobreza pretende, com estas acções, transmitir que “é urgente encarar tal tarefa como uma responsabilidade de todos”.
Através deste ciclo de palestras, a REAPN defende a definição de uma nova “estratégia social”, com base num conjunto de princípios. “O acesso efectivo aos direitos e dignidade para todos”, “uma economia ao serviço das pessoas e do interesse público”, “a mobilização de todas as políticas para o objectivo de combate à pobreza”, "a mobilização e a participação de todos”, “a solidariedade entre as diferentes acções de luta contra a pobreza e a exclusão social no mundo e na Europa” são as bases da “nova cultura” defendida pela Rede Europeia Anti-Pobreza.
fonte: TV Alentejo
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
TURISMO | No Condado dos Gamas - Primeiro Sábado de cada mês
Alguns sabiam que existia a rota "No Condado dos Gamas", mas ninguém conhecia pormenorizadamente tal acontecimento.
Objectivos Gerais:
Preço por pessoa: 25 € Almoço e prova de produtos incluídos Transporte Incluído A realizar no Primeiro Sábado de cada mês Marcações com uma semana de antecedência Mínimo de 8 participantes/marcações
Informações e Marcações:
284 437 260 [Museu Municipal]
fonte: CM Vidigueira
Gostaríamos de saber o que pensam acerca desta rota. Está bem elaborada? Devia contemplar mais locais? O nosso concelho não terá espaço para uma outra rota? Como pode ser divulgada esta ou outra rota, no sentido de atrair mais visitantes?
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Resultados das Eleições Autárquicas no Concelho de Vidigueira

fonte: autarquicas2009.mj.pt
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Último debate com todos os Candidatos(a) à Câmara Municipal de Vidigueira
Podes ouvir em directo AQUI.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Comunicado às IPSS
O Movimento Jovens K Pensam, constituído por jovens naturais do Concelho da Vidigueira com objectivo de aproximar e envolver os Jovens nas decisões que se tomam em relação ao futuro da(s) nossa(s) terra(s), realizou alguns eventos com a finalidade de angariar fundos para poder ajudar uma Instituição de Solidariedade Social. O lucro dessas iniciativas será sorteado em data ainda por marcar. Teremos todo o prazer em receber os responsáveis de todas as IPSS do nosso Concelho.
Obrigado e Cumprimentos.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Espaço de Antena para os Candidatos às Eleições Autárquicas no Concelho de Vidigueira
Projecto Limpar Portugal

Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.
Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!
Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, http://www.limparportugal.org/, onde tem toda a informação de como o fazer.
O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.
No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.
É importante arranjar o maior número de voluntários possível para Concelho da Vidigueira. Participa!
Nota: Esta iniciativa não é uma iniciativa organizada pelo Movimento Jovens K Pensam. É uma iniciativa que está a decorrer a nível nacional e que pretende angariar o maior número de voluntários possível. Faremos aqui a divulgação da evolução das coisas e a publicidade à iniciativa. Quem quiser saber mais e participar no projecto a nível concelhio deve seguit o link AQUI .
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Debate com todos os Candidatos(a) à Câmara Municipal de Vidigueira
A Rádio Pax realiza, hoje, a partir das 18 horas, um debate com os(a) Cabeças de lista à Câmara Municipal de Vidigueira: Manuel Narra, da CDU, António Mendes Pinto, do PS, Guido Pires, do PSD, Micaela Rosa, do CDS e Fernando Servo, do BE.
Rescaldo das Eleições Legislativas
Nota: Clicar nas imagens para ampliar


Deputados Eleitos:
PS - Luís António Pita Ameixa
- EleitoFernando Medina Maciel Almeida Correia
CDU - José Batista Mestre Soeiro





sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Eleições Legislativas 2009
No seguimento de uma ideia de um anónimo ( nesse caso em relação às eleições autárquicas ), com o intuito de informar e esclarecer todos os leitores, decidimos apresentar aqui os programas eleitorais dos Partidos que conseguimos obter ( pedimos desculpa se faltar algum ):
PTP
Ainda estás confuso? Descobre o teu posicionamento no panorama político português nas eleições legislativas de 2009, através da Bússula Eleitoral.
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Gripe A - Estamos a ser Manipulados?
Como já se tinha atrás referido no Blog a Gripe A está na moda nos Grandes Países do Mundo.
Aqui está um vídeo que mostra como podemos estar a ser manipulados sem saber... por quem mais domina!
Só tenho pena que a nossa inteligência não consiga por vezes detectar pequenas coisas neste enorme Mundo!
Precaução e Prevenção SIM!!
Pandemia, Pandemónio e Riqueza NÃO!!
Façam os vossos comentários.
Um conselho, abram os olhos e não façam deste pequeno Vírus a maior coisa do Planeta.
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Festa Bye Bye Summer | Recepção ao Campista

Jogos sem Fronteiras na Piscina
Todos podem participar e quem quiser inscrever-se deve dirigir-se aos monitores das férias jovens.
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Pensar no Ambiente
Hoje inauguramos um espaço dedicado ao ambiente - "Pensar no ambiente". Podem encontrar este espaço na margem direita do Blogue e consultar os vários assuntos que dão muito que pensar! O objectivo, claro está, é sensibilizar todos os jovens para a necessidade de preservar o nosso planeta.
Deixamos aqui um spot nesse sentido. "O Condomínio da Terra" é um conceito simples e de fácil assimilação que possui ao mesmo tempo a complexidade necessária para enquadrar tanto a realidade humana como a realidade natural do Planeta, num contexto em que já não é possível continuar a definir fronteiras sobre bens indivisíveis como são a hidrosfera, a atmosfera e em grande medida a biodiversidade. O desafio mais difícil inerente a este conceito, que abre uma nova perspectiva sobre a forma como a espécie humana percepciona e actua no contexto global, é conseguir singrar na alteração das relações entre Estados e desbravar caminho para a aplicação da soberania complexa.
fonte: QUERCUS
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Bienal de Jovens criadores da Europa e do Mediterrâneo
De 3 a 12 de Setembro terá lugar na cidade de Skopje, República da Macedónia, a XIV edição da Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo.
Esta Bienal contará com a participação de 708 artistas com cerca de 1300 projectos expositivos nas àreas das artes plásticas, fotografia, joalharia, design de equipamento, design gráfico, arquitectura, ilustração, banda desenhada. Terão ainda lugar 262 espectáculos de Música, Dança, Teatro e performances de rua, 45 curtas e longas metragens, um desfile de moda, um café literário com 34 escitores e uma prova de gastronomia mediterrânica. Tudo isto acontecerá em vários pontos da cidade de Skopje, numa Bienal que tem como inspiração oficial as “7 Portas de Skopje”, um mito que se relaciona com a fundação daquela urbe.
Com efeito, locais como o Museu de Arte Contemporânea de Skopje, o Teatro Nacional da Macedónia, a Casa do Exército ou a Rádio Halas, vão ser palco da convergência de artistas de 43 países, da Estónia à Jordânia, de Portugal à Turquia, da Dinamarca à Síria, de Israel à Palestina.
Para além da exposição multidisciplinar – que estará patente até 5 de Outubro - e dos espectáculos, a Bienal conta também com uma extensa programação de workshops, debates e fóruns.
O acontecimento tem um carácter ímpar no contexto europeu e mediterrânico, quer por se tratar do maior evento pluridisciplinar para artistas emergentes, quer por se ter focalizado ao longo de todas as suas edições numa àrea geo-política que está na ordem do dia.
Portugal é co-fundador e veterano da Bienal e a delegação portuguesa participa pela primeira vez sem o apoio do Estado português. Os artistas foram seleccionados na Mostra "Jovens Criadores", a iniciativa anual do Clube Português de Artes e Ideias e do Instituto da Juventude.
A delegação portuguesa é composta pelos seguintes artistas: Filipe Pais (Artes Digitais), Helena Ferreira e João Biscaínho (Artes Plásticas), Clímaco (Banda Desenhada), Inês Jacques (Dança), Filipa Ricardo/Renato Silva e Gonçalo Pimenta (Design de Equipamento), Pedro Lino (Design Gráfico), Alexandre Delmar, Fedra Santos e Jorge Graça (Fotografia), Irene Loureiro e Tiago Albuquerque (Ilustração), Catarina Dias (Joalharia), Tiago Patrício (Literatura), Vítor Bastos (Moda), Loja das Conveniências - T.Albuquerque, E.Boavida, V.Furtado e J.,Braz e M-PeX - Marco Miranda (Música), Cláudia Rita Oliveira e Sérgio Cruz (Vídeo).
Esta é certamente uma grande montra para os jovens que têm aqui a oportunidade de mostrar ao mundo as suas criações.
Aqui fica uma pequena parte do trabalho ilustrativo de uma jovem criadora Portuguesa, Fedra Santos ( ao estilo do filme O estranho caso de Benjamin Burton ):
"Esta é a história de um lugar mágico que encontrei. Um lugar onde o tempo se vive ao contrário, onde a idade não interessa a ninguém..."
Programa >> clique aqui
Mais informações em Association Biennale des Jeunes Créateurs de l'Europe et de la Mèditerranée
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Saúde | Ponto de Situação
O Tribunal de Contas divulgou um relatório onde adianta que entre o ano de 2006 e 2008, o Alentejo foi a região do país onde mais aumentou o número de utentes sem médico de família. O mesmo relatório indica que o número de médicos de família diminuiu em todas as regiões do país cerca de 11% e que no Alentejo a situação foi mais grave, tendo-se registado neste período uma diminuição de 20%. O panorama nacional não é animador, sendo que no momento há quase milhão e meio de utentes sem médico de família.
5 desses médicos foram trabalhar para Odemira, onde já se chegou a registar 6 mil utentes sem médico de família. Mais uma vez, a “subdesenvolvida” Cuba a dar uma mãozinha ao “desenvolvido” Portugal na área da saúde. E é uma ajuda que é muito bem vinda.
Em Junho de 2008, a Associação de Utentes de Saúde do Distrito de Beja pensava em lançar uma petição ( a qual cremos que sempre foi para a frente ) na qual pretendia reclamar o alargamento dos horários dos centros de saúde, o reforço dos recursos humanos ( sobretudo de médicos ), o reforço das viaturas de suporte intermédio de vida (SIV) e a garantia dos recursos humanos indispensáveis ao seu funcionamento e a instalação de um Centro Distrital de Orientação de Doentes Urgentes, na sede dos Bombeiros Voluntários de Beja. Outras manifestações foram feitas até aos dias de hoje pedindo sempre por uma coisa que deve ser básica em qualquer lugar do mundo e que diz respeito à dignidade das pessoas: acesso (gratuito) à saúde!
Algumas coisas têm vindo a mudar, mas será suficiente? Será que algumas coisas que têm mudado, como o encerramento de vários centros de saúde, beneficiam a qualidade de vida das populações?
Testemunho de um português algures no nosso país: Em resposta a uma carta recebida ontem, fui ao Centro de Saúde, hoje, para levar as vacinas em falta. Fui bem atendido, como sempre. Tentei aproveitar a deslocação para marcar uma consulta, para fazer os exames de rotina, que se devem fazer e não faço há uns dois anos. “A Dr.ª está de baixa, vêm cá outros médicos, mas marcações só para depois do dia três”, informou-me a funcionária de serviço. E se estivesse doente e precisasse mesmo de ser observado por um médico? Como fazia? Esperava até ao dia três?! Até morrer?!...Assim vai o estado da nossa “Saúde” .
Podia ser o testemunho de alguém do nosso Concelho! Todos sabemos as dificuldades com que nos deparamos quando nos deslocamos ao nosso Centro de Saúde. Quantas pessoas não têm médico de família? Quantas pessoas não podem ser atendidas? É urgente fazer alguma coisa para mudar esta situação. A questão não é de quem é a culpa, até porque acreditamos que todos os profissionais dão o seu melhor, mas o que pode ser feito para alterar o estado dos nossos serviços de saúde e quem o pode fazer.
E para aquelas pessoas que não se podem deslocar? Porque não pensar numa unidade móvel equipada? Assim era o(a) médico(a) que se deslocava até às populações, com as condições necessárias. Se não vai o Maomé à montanha...
O que pode ser feito para cativar médicos(as) portugueses(as) a virem trabalhar para o Alentejo? O incentivo ao investimento privado na área da saúde nesta região não será uma questão a pensar? Digam-nos o que pensam em relação à matéria da Saúde.
fonte: TV Alentejo
Cumprimentos.
domingo, 16 de agosto de 2009
A Gripe A está na moda nos Países Desenvolvidos
Propaganda farmacêutica? Pandemia? Cada qual pensa e usufrui daquilo que mais desejar…
Acho muito bem haver tantas recomendações e tanta precaução por todos os Serviços de Saúde e por a Comunicação Social…pois é sempre importante as pessoas estarem prevenidas e sensibilizadas para este tipo de temáticas!
Mas não será pior haver tanto alarido em torno de esta “nova” doença?? Certamente fará com que depois do Verão (meses em que normalmente surge a gripe) qualquer pessoa que tenha uma Gripe comum meta todo o Sistema de Saúde em alvoroço.
Na minha opinião tenho muita pena que todo o Mundo esteja virado para uma Gripe que além de ser muitíssimo contagiosa (nunca coloco isso em causa), tem um índice de mortalidade bastante baixo.
E a Guerra? E a Fome? E as pessoas afectadas por as Catástrofes Naturais? E as vítimas de doenças que matam milhares todos os dias por não terem condições para comprar uma simples vacinam? E…. basta pensarmos um bocadinho e conseguimos arranjar muitas coisas que conseguem ser mais mortais e mais traumáticas que uma Gripe.
Será que as pessoas desalojadas ou com fome e sem condições para viver estão tão preocupadas em gastar os seus rendimentos em máscaras, fatos de protecção ou mesmo na própria vacina?
Cheira-se o medo das pessoas a cada esquina para que o vírus não lhe bata à porta!
È muito triste ver em todos nós, este egocentrismo dos países desenvolvidos …que simplesmente centram as atenções todas em problemas que podem a vir ser pessoais e gastem milhões e milhões em materiais que podem a nunca vir a ser utilizados e deixem os pobres coitados que sim tem problemas “HOJE” e não “AMANHÔ sentados à espera que uma dita gripe apareça mortal e em grande escala…
Deixem a vossa opinião sobre esta Pandemia e sobre o que fazer para a evitar… também gostavamos de saber qual a vossa opinião sobre todo o alarido formado em torno da Gripe A.
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
AMBIENTE | Qualidade da água

A ONU realizou uma campanha para mostrar aos nova-iorquinos a qualidade da água consumida em vários locais do planeta. A acção promoveu a campanha por água potável em países subdesenvolvidos oferecendo 8 “sabores” nada agradáveis como malária, dengue, cólera...
Foram feitas mais de 7500 contribuições de pedestres na própria máquina, além das doações feitas no site da ONU e por sms.Por cá, têm sido construídas Estações de Tratamento de Águas Residuais com o intuito de tentar melhorar a qualidade da água distribuída às populações do nosso Concelho. No mundo, infelizmente existem muitos locais onde este facto não passa de um sonho.
Serão as ETAR's suficientes para termos qualidade nas nossas águas potáveis? E em relação ao sistema de distribuição das águas? Abrange toda a comunidade? E o preço, está enquadrado com a qualidade da mesma? No contexto económico do concelho, é acessível?
12 de Agosto - Dia Internacional da Juventude
Os jovens do mundo, que somam hoje mais de 1 bilhão, são um dos mais importantes recursos humanos para o desenvolvimento e podem ser agentes essenciais de inovação e de mudanças sociais positivas. No entanto, a dimensão da pobreza dos jovens priva o mundo desse potencial. Num mundo tão rico como o nosso, quase um quinto das pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos têm de sobreviver com menos de um dólar por dia e quase metade vive com menos de dois dólares por dia.
O desemprego entre jovens é um problema que afecta todos os países. A Organização Internacional do Trabalho calcula que cerca de 74 milhões de jovens estão, actualmente, sem emprego. Nos próximos dez anos mais de um bilião irá atingir a idade de população trabalhadora.
O desafio que enfrentamos é claro: devemos prestar mais atenção à educação e, em especial, à transição da educação para o emprego. E a possibilidade de os jovens acederem ao pleno emprego produtivo deve ser um objectivo fundamental das estratégias nacionais de desenvolvimento, incluindo as políticas de redução da pobreza.
A comunidade internacional reconheceu a existência do fenómeno a que os especialistas chamam a juvenilização da pobreza e considerou-o uma área prioritária no Programa de Ação Mundial para a Juventude. O Programa considera os jovens como plenos parceiros, no contexto dos esforços em prol da erradicação da pobreza e da realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. O compromisso dos governos em relação às prioridades em matéria de desenvolvimento foi renovado e reforçado na Cúpula Mundial de 2005, que criou uma nova oportunidade de envolver os jovens nas decisões sobre questões que os afectam. Neste Dia Internacional da Juventude, aproveitemos essa oportunidade e redobremos os esforços para apoiar os jovens e levá-los a realizar o seu potencial, para benefício de todos.
Os jovens não deveriam ser vistos nunca como um peso para a sociedade, mas sim como o seu bem mais valioso. Como um dos membros do grupo de especialistas correctamente salientou, o problema é o desemprego; a juventude é a solução. Neste Dia Internacional da Juventude, vamos comprometer-nos a assegurar que os jovens, em todas a partes do mundo, tenham a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento e o progresso das suas sociedades.
Por cá, as piscinas municipais contam com entrada gratuita para todos os jovens e com muitas actividades de animação para os mais novos.
terça-feira, 11 de agosto de 2009
AMBIENTE | Aquecimento Global
Todos os países falam sobre o aquecimento global e é sem dúvida um dos temas de momento...Mas será que todos sabem o que é realmente aquilo, que segundo grandes nomes da ciência, pode originar um Apocalipse?
O aquecimento global é um problema que tem vindo a preocupar a comunidade científica cada vez mais e caracteriza-se por um aumento da temperatura terrestre, não só numa zona específica mas em todo o planeta. Pensa-se que tal facto acontece devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos a nível industrial, que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao Efeito de Estufa, tais como o Dióxido de Carbono, o Metano, o Óxido de Azoto e os CFCs (Clorofloucarbonetos).Já há muitas décadas que se sabe da capacidade que o Dióxido de Carbono tem para reter a radiação infravermelha do Sol na atmosfera, estabilizando assim a temperatura terrestre por meio do Efeito de Estufa, mas ao que parece, isto em nada preocupou o Homem que continuou, e continua, a produzir enormes quantidades deste e outros gases de Efeito de Estufa.
A questão que se põe é se os elevados índices de Dióxido de Carbono que se têm vindo a medir desde o passado século, e estão com tendência para aumentar, podem vir a provocar um aumento na temperatura terrestre, suficiente para trazer consequências graves à escala global, pondo em risco a sobrevivência dos seus habitantes.
Na realidade desde 1850 temos vindo a assistir a um aumento gradual da temperatura global, algo que pode também ser causado pela flutuação natural desta grandeza. Tais flutuações têm vindo a ocorrer naturalmente durante várias dezenas de milhões de anos ou, por vezes, mais bruscamente, em décadas. Estes fenómenos naturais bastante complexos e imprevisíveis podem ser a explicação para as alterações climáticas que a Terra tem vindo a sofrer, mas também é possível, e talvez mais provável, que estas mudanças estejam a ser provocadas pelo aumento do Efeito de Estufa.
Durante a revolução Industrial, por exemplo, onde a informação sobre este fenómeno era muito limitada foram sem dúvida lançadas para a atmosfera quantidades astronómicas de C02. Actualmente, mesmo com mais informação, continuam a ser lançadas grandes quantidades, em grande parte devido à importância das fábricas e meios de locomoção existentes, onde infelizmente a principal fonte de matéria continua a ser os combustíveis fosseis.
Para se poder compreender plenamente a causa deste aumento da temperatura média do planeta foi necessário fazer estudos exaustivos da variabilidade natural do clima. Mudanças, como as estações do ano, às quais estamos perfeitamente habituados, não são motivo de preocupação. Por exemplo, o facto de o clima aquecer durante o Verão não é preocupante porque está a passar-se exactamente o contrário no hemisfério oposto, o que mantém a temperatura global em equilíbrio. Da mesma forma também não é motivo de preocupação um Verão mais quente do que o anterior porque provavelmente o Verão seguinte será novamente mais fresco.
As causas destas flutuações naturais são imensas: desde erupções vulcânicas que provocam variações locais até a variações à escala global causadas por fenómenos regulares como o "El Niño" (um aquecimento que se verifica nas águas do Pacífico todos os 3 a 5 anos afectando o clima de todo o mundo temporariamente).
As idades do gelo que têm vindo a dominar o planeta desde há dois milhões de anos, durando dezenas de milhares de anos, terão sido devidas a alterações significativas nas calotes polares levadas a cabo por flutuações na intensidade da radiação solar e variações na distância entre a Terra e o Sol. Contundo, durante os períodos interglaciais sempre se deram algumas mudanças climáticas menos abruptas, mas significativas, causadas provavelmente por rápidas mudanças na circulação oceânica e consequente aparecimento e desaparecimento de espécies. No período interglacial que estamos a atravessar não se têm verificado quaisquer oscilações como as indiciadas para períodos interglaciais anteriores, tendo este período de estabilidade funcionado como uma "janela" que permitiu o florescimento da civilização humana.
Durará este período muitos mais anos? Ou seremos apenas um "grão de areia" na existência do nosso verde Planeta?
Nós, Homens, conseguimos fazer com que o Planeta se comece a queixar através de forças da Natureza que nenhuma máquina consegue parar. Segundo a Lei de Murphy:
"Se alguma coisa tiver que acontecer...acontece e será da pior maneira, no pior momento e a causar o maior número de danos possível."
Proponho-vos aqui um debate sobre as consequências que este fenómenos causado por nós pode vir a ter sobre todos os seres vivos... Sabendo que dificilmente conseguiremos parar a 100% este fenómeno, o que podemos nós fazer para atenuar esta potencial "catástrofe natural"?
sábado, 1 de agosto de 2009
AMBIENTE | Como limpar todo o lixo de um país em um só dia!
O que fizeram na Estónia é de facto uma demonstração de civismo fantástica!
Porque não seguir exemplos como este?
quinta-feira, 30 de julho de 2009
CULTURA | Último dia da Exposição Maucha

Primeiríssima luz da primeira manhã.
Tempo de esperanças.
A memória das coisas.
A memória dos dias.
Por entre as árvores corre melancolia.
A solidão do tempo é própria da época.
Finura de luz e amplidão.
A cidade deserta.
As ruas lavadas.
A luz e o ar.
A vida em essência.
Temperatura da terra.
A cor das árvores.
A rua.
O som primordial.
Finura de vida.
Primeiríssima luz da primeira manhã
segunda-feira, 27 de julho de 2009
CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES
Número de horas: 119h
Preço: 270€
Nota: A data de inicio do curso foi alterada para dia 11 de Setembro.
Se estiveres interessado contacta por e-mail:
Sónia Moreira
soniamoreira@wpm.pt
WPM – World Project Management
Secretariado
Praceta Vitorino Nemésio, n.º 148, Sala 1
4425-700, Pedrouços, Maia
Telefone/fax: 309908288
Telemóveis: 912314326 / 964377143 / 933158487
quarta-feira, 22 de julho de 2009
AMBIENTE | Imaginação Ecológica
A mensagem que queremos deixar, plagiando o grande António Variações é a seguinte: "É para amanhã e podias fazer hoje!"
Se todos fizermos hoje o que pensamos fazer amanhã ( por exemplo, fechar a torneira enquanto escovamos os dentes ) damos uma grande ajuda na protecção do ambiente e da vida no planeta.
fonte: GE Portugal
sexta-feira, 17 de julho de 2009
quinta-feira, 16 de julho de 2009
AMBIENTE | Preocupações ambientais
Termos como, Sustentabilidade, Ecologia e Aquecimento global estão na moda. De à uns tempos para cá temos ouvido falar no que tem sido feito para salvar o Planeta Terra, mas haverá ainda muito por fazer para mudar o cenário catastrófico descrito pelos ambientalistas.
O que pode ser e o que tem sido feito no nosso concelho para consciencializar a comunidade sobre a importância da preservação do Planeta? E em termos práticos, por exemplo os ecopontos existentes são suficientes? Estão bem localizados? Não deve ser feito um investimento que permita a cada família do nosso concelho ter em suas casas um mini ecoponto, facilitando o processo de separação do lixo? As nossas empresas têm algum tipo de preocupação neste sentido? O Concelho da Vidigueira não tem capacidade para vir a tornar-se auto-suficiente em termos energéticos através de energias renováveis aproveitando por exemplo o sol? Não deve ser feito um investimento na energia solar fotovoltaica?
Nós jovens que temos ouvido falar neste tema praticamente desde que nascemos, o que temos a dizer acerca deste assunto?
Desafiamos todos os jovens a fazer uns simples testes sobre estes temas da ecologia:
Aprende a salvar o nosso Planeta nos seguintes locais:
51 dicas de como salvar a Terra
Outros sites que ensinam a salvar o Planeta
Cumprimentos.
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Conversa de Verão: EMPREGO

Spot Promoção das Conversas de Verão sobre o Emprego
Entrevista à Rádio Vidigueira acerca das Conversas de Verão sobre o Emprego
O GAMA organiza um acampamento nos dias 18 e 19 de Julho
sexta-feira, 10 de julho de 2009
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Espaço de Lazer do Movimento Jovens K Pensam na Feira de S. Tiago
Quem for visitar a feira da Vidigueira poderá encontrar este ano um espaço diferente do que habitualmente encontramos na feira. O Movimento Jovens K Pensam vai disponibilizar aos visitantes da feira, nomeadamente aos mais jovens, uma experiência diferente com recurso às novas tecnologias. Ao visitarem o nosso espaço podem encontrar jogos interactivos da Playstation, Internet e podem ainda aparecer na TV Movimento, iniciativa que será posteriormente colocada aqui no nosso blogue. Para relaxar, poderão deliciar-se com os saborosos cocktails, sem álcool, e desfrutar do conforto que teremos à vossa disposição.
Vamos ter ainda uma caixa de sugestões onde podem deixar os vossos pensamentos acerca do que tem sido feito e do que pode ser feito por este Movimento.
Obrigado e Cumprimentos.
terça-feira, 7 de julho de 2009
FEIRA DE S. TIAGO | A Feira dos Queijinhos | 10, 11 e 12 de Julho

• CORRIDA DE TOIROS
• FEIRA DOS QUEIJINHOS
• ARTESANATO TRADICIONAL E URBANO
• EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS AGRO-ALIMENTARES
• ANIMAÇÃO MUSICAL
• TASQUINHAS COM GASTRONOMIA REGIONAL
SEXTA-FEIRA 10
15h00 COLÓQUIO
Produção de queijos e os vinhos brancos,
com degustação de produtos
Adega Cooperativa de Vidigueira
19h00 INAUGURAÇÃO OFICIAL
Desfile da Fanfarra dos
Bombeiros Voluntários de Vidigueira
19h30 TEATRO DEBATE SOBRE SEXUALIDADE
“Nem muito simples nem demasiado complicado”
Organização: Associação GAMA
Igrejinha Nova
22h00 Actuação do Grupo Musical IMPROVISOS DO SUL
23h30 Animação Musical pelo Grupo SEM LIMITE
SÁBADO 11
11h00 Arruada pelo grupo BOMBOS DE LAVACOLHOS
18h30 Arruada pelo grupo BOMBOS DE LAVACOLHOS
19h00 Corrida de Toiros - Programa
20h30 Arruada pelo grupo BOMBOS DE LAVACOLHOS
21h30 Actuação do Grupo Musical SOL DO GUADIANA
23h00 Grupo de Música Flamenca LOS CHANELAS
24h00 Animação Musical com o Grupo ALTO E BOM SOM (ABS)
DOMINGO 12
20h30 Actuação de RANCHO FOLCLÓRICO DA LUZ
21h30 Actuação do Grupo de Música Popular VOZES D’ALQUEVA
EVENTOS PARALELOS
PINTURAS FACIAIS E PINTURAS DE T-SHIRTS para crianças
Pavilhão Institucional
Programa de Rádio DIÁRIO DA FEIRA
EXPOSIÇÕES DE FOTOGRAFIA
SAHARA OCIDENTAL
Os Filhos das Nuvens – Um Grito pela Liberdade
DESCOBERTAS
Manuel Carvalho, Jorge Salvador, Joaquim Oliveira
Pavilhão Municipal
NA FEIRA
TASQUINHAS
ESPAÇO ARTESANTO
Informações obtidas em
CM VidigueiraGAMA organiza Teatro/Debate com o tema da Sexualidade
sexta-feira, 3 de julho de 2009
ACESSIBILIDADES e EMPREGO
Talvez porque é um tema que muito nos preocupa decidimos dedicar outro post ao (des)EMPREGO.
A reportagem apresentada fala-nos de acessibilidades. Rodovias, Ferrovias e Aerovias. Todos já ouvimos falar no futuro Aeroporto de Beja. Acredito que muitos de nós pensem que o futuro do Turismo no Alentejo, nomeadamente no concelho da Vidigueira, pode beneficiar muito com esta obra. E esse hipotético benefício trará com certeza criação de novos posto de trabalho. Haverá também com certeza, espaço para crescimento de vários tipos de indústria. Nomeadamente a indústria hoteleira poderá ter condições para grande desenvolvimento. Por exemplo no Pedrogão, não seria viável a criação de um espaço do género de um Clube Náutico? Com exploração de desportos aquáticos na barragem do Alqueva, exploração de uma praia fluvial e exploração de bar/restaurante/discoteca. Não haverá lugar à criação de um espaço de Luxo naquela zona, do género de um Resort?
Como podemos preparar-nos para agarrar esta oportunidade da melhor forma? Na nossa perspectiva as ligações entre as nossas freguesias e o dito aeroporto terão que ser rápidas/fáceis e económicas. Já sabemos que o Pedrogão vai ficar ligado a Beja pela Estrada Intermunicipal Selmes, Pedrogão, Beja. Que tipo de estrada vai ser esta? Distância, número de faixas, espaço circundante, percurso, etc. Será suficiente? Como vamos explorar essa estrada em termos de publicidade e em termos económicos? Fará sentido uma gasolineira? Um espaço tipo café/bar? E os transportes públicos? Fará todo o sentido viagens directas do aeroporto pelo menos para a vila da Vidigueira. E a futura auto-estrada A26 com o objectivo de ligar o Porto de Sines ao novo aeroporto de Beja e ao empreendimento de Alqueva, em que medida beneficia ou prejudica o nosso Concelho? Haverá possibilidade da Vidigueira ser uma espécie de intermediário ( armazém ) de algumas matérias que venham por exemplo de Sines?
Em que medida a nossa autarquia pode intervir nestas discussões?
Terão que ser criadas/melhoradas condições para aliciar e receber um tipo de turistas exigentes. Porque não apostar no turismo rural algures nesses belos campos que temos no Concelho. Se não me engano já existe quem o faça. Terão que ser muito bem promovidas as nossas qualidades. O nosso vinho e a nossa comida, por exemplo, porque não publicitá-los exaustivamente. O vinho, por exemplo poderia ser promovido com provas/concursos pagos a realizar nas nossas adegas. A comida, uma ideia seria a criação de um festival gastronómico onde participassem os restaurantes do Concelho. Criação de um roteiro das adegas e um roteiro dos restaurantes. Todos nós sabemos que temos muitas coisas boas. O desafio está em promovê-las da melhor maneira para que as pessoas que não as conhecem tenham acesso a elas. As obras de construção do empreendimento estão atrasadas mas prevê-se que terminem em meados de Agosto. Depois, segue-se instalação de equipamentos e um período de testes e de certificação. Pelo que disse à “Lusa” José Queiroz o aeroporto de Beja deverá estar operacional em finais de Setembro. Está ai à porta. Temos que por mãos à obra malta.
Nota: Algumas das ideias referidas podem já existir ou estarem a ser postas em prática. Pedimos imensas desculpas, se tal acontecer, pelo nosso desconhecimento.
Cumprimentos.
VINALIA | FESTA ROMANA | 3, 4 e 5 de Julho

domingo, 28 de junho de 2009
O problema do (des) EMPREGO
Em meados de Fevereiro, o PÚBLICO acompanhou elementos do executivo da Câmara de Beja, no contacto com as populações das freguesias rurais do concelho.
"Folgar a reforma"
Alguns não tiveram coragem para falar em público e aguardaram que o presidente da Câmara chegasse à rua para lhe colocar o seu problema. Uma mulher pedia ocupação para o marido. Um idoso implorava trabalho para um dos filhos ou, em alternativa, para um neto que já anda sem "trambelho". Para ver, esclareceu, "se me folgam um pouco a reforma".
Nem os que tinham trabalho estavam mais descansados. "Eles têm medo de perder o emprego", observa o Francisco Santos ( presidente da Câmara de Beja ), confirmando que este tipo de questão "é uma constante nos nossos encontros com a população": "Uns falam de desemprego e outros assumem que têm medo de perder o seu posto de trabalho".
Francisco Santos deixou claro que o município não tem condições para solucionar os problemas das pessoas sem trabalho. Mas tentou animá-las com as possibilidades que o novo aeroporto de Beja pode vir a oferecer à região, assim como a instalação, para breve, de uma grande superfície comercial na cidade. A tentativa de alento cheira a futuro e as pessoas querem respostas no presente, que a Cáritas Diocesana de Beja, por exemplo, tem cada vez mais dificuldade em dar. O número de pessoas no refeitório da instituição sobe constantemente, "mas os apoios decrescem", salientou a responsável da instituição, Teresa Chaves.
Esta foi uma reportagem realizada no nosso distrito e os problemas que são apresentados são em tudo semelhantes aos que acontecem no nosso concelho. Dá-nos a tua opinião acerca das tuas perspectivas de futuro no concelho da Vidigueira. Estás a trabalhar? É fácil arranjar um emprego? Quando terminares a tua formação gostavas de vir trabalhar para o concelho da Vidigueira, achas que existe essa possibilidade? Que áreas precisam de ser desenvolvidas que permitam criação de postos de trabalho? Acreditas que o aeroporto irá criar maior circulação de dinheiro nesta região? Como pode isso ser aproveitado pelo nosso Município? Que investimentos devem ser feitos?
Eleições

quinta-feira, 25 de junho de 2009
Petição pelo Direito a Sufrágio Pessoal
Assina a Peticão aqui. O destinatário é a Assembleia da República.
terça-feira, 23 de junho de 2009
CULTURA | Últimos dias da ART’ALENTEJO na Vidigueira

Para os jovens amantes deste tipo de cultura não percam a oportunidade de visitar esta exposição. Já só restam dois dias para darem uma espreitadela.
A exposição conta com a participação de vários artistas:
António Cunha
António Paisana
Carlos António
Carlos Apolo Martins
Florival Candeias
Gonçalo Condeixa
Heitor Figueiredo
Helena Lousinha
Henrique Matos
Nádia Torres
Nuno Araújo
Paulo Monteiro
Paulo Pinheiro
Pedro Pinheiro
Seita
Susa Monteiro
Tiago Mestre
Zandre
Aproveitando que estamos a falar de cultura, gostaríamos de saber a vossa opinião acerca do estado da mesma no Concelho da Vidigueira. O que pensam da nossa agenda cultural? Que item da cultura gostariam de ver explorado e desenvolvido? O que faz falta aos jovens neste domínio? O que acham dos eventos realizados, Festival Jovem, Rota dos Gamas, Exposições, ect? Serão suficientes? Têm contribuido para o nosso desenvolvimento? O que gostariam de ver no nosso Concelho, no âmbito da cultura?
domingo, 21 de junho de 2009
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Festa de Beneficência com apresentação do Movimento Jovens K Pensam


Spot da Festa HELLO SUMMER
Rally Paper Cancelado
terça-feira, 16 de junho de 2009
Rally Paper dia 20 de Junho organizado pelo GAMA
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Porque os jovens fazem parte do presente e representam o futuro
As nossas Freguesias precisam do dinamismo da juventude. Partimos do pressuposto que com o contributo de todos podemos construir ideias mais pertinentes e coerentes, que vão de encontro ao interesse de todos nós. Para tal contamos com o apoio, opinião e criticas de todos os jovens.
Porque o futuro hoje é o presente amanhã, os jovens devem ser parte activa da vida do Concelho da Vidigueira. Todos juntos podemos construir um amanhã melhor.
Não importa a cor nem os idealismos partidários. O que nos interessa é a nossa terra, é por ela que queremos lutar e é esse o nosso partido.
Viva a Vidigueira, viva a Juventude!
Como primeira pergunta, gostávamos de saber o que faz falta à Juventude do Concelho da Vidigueira?
Saudações!"






