Dá a tua opinião e deixa a tua ideia acerca dos Temas conversados

domingo, 16 de agosto de 2009

A Gripe A está na moda nos Países Desenvolvidos

Todos os dias se fala de esta doença que apareceu por todo o lado sem avisar e que deixa todos os países do Mundo em Alerta.

Propaganda farmacêutica? Pandemia? Cada qual pensa e usufrui daquilo que mais desejar…
Acho muito bem haver tantas recomendações e tanta precaução por todos os Serviços de Saúde e por a Comunicação Social…pois é sempre importante as pessoas estarem prevenidas e sensibilizadas para este tipo de temáticas!

Mas não será pior haver tanto alarido em torno de esta “nova” doença?? Certamente fará com que depois do Verão (meses em que normalmente surge a gripe) qualquer pessoa que tenha uma Gripe comum meta todo o Sistema de Saúde em alvoroço.
Na minha opinião tenho muita pena que todo o Mundo esteja virado para uma Gripe que além de ser muitíssimo contagiosa (nunca coloco isso em causa), tem um índice de mortalidade bastante baixo.

E a Guerra? E a Fome? E as pessoas afectadas por as Catástrofes Naturais? E as vítimas de doenças que matam milhares todos os dias por não terem condições para comprar uma simples vacinam? E…. basta pensarmos um bocadinho e conseguimos arranjar muitas coisas que conseguem ser mais mortais e mais traumáticas que uma Gripe.

Será que as pessoas desalojadas ou com fome e sem condições para viver estão tão preocupadas em gastar os seus rendimentos em máscaras, fatos de protecção ou mesmo na própria vacina?

Cheira-se o medo das pessoas a cada esquina para que o vírus não lhe bata à porta!

È muito triste ver em todos nós, este egocentrismo dos países desenvolvidos …que simplesmente centram as atenções todas em problemas que podem a vir ser pessoais e gastem milhões e milhões em materiais que podem a nunca vir a ser utilizados e deixem os pobres coitados que sim tem problemas “HOJE” e não “AMANHÔ sentados à espera que uma dita gripe apareça mortal e em grande escala…

Deixem a vossa opinião sobre esta Pandemia e sobre o que fazer para a evitar… também gostavamos de saber qual a vossa opinião sobre todo o alarido formado em torno da Gripe A.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Reciclar é fixe!


Spot Promoção da iniciativa Reciclar é Fixe!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

AMBIENTE | Qualidade da água

Apenas 1 dólar por uma garrafa de Água Suja...


A ONU realizou uma campanha para mostrar aos nova-iorquinos a qualidade da água consumida em vários locais do planeta. A acção promoveu a campanha por água potável em países subdesenvolvidos oferecendo 8 “sabores” nada agradáveis como malária, dengue, cólera...

Foram feitas mais de 7500 contribuições de pedestres na própria máquina, além das doações feitas no site da ONU e por sms.

Por cá, têm sido construídas Estações de Tratamento de Águas Residuais com o intuito de tentar melhorar a qualidade da água distribuída às populações do nosso Concelho. No mundo, infelizmente existem muitos locais onde este facto não passa de um sonho.

Serão as ETAR's suficientes para termos qualidade nas nossas águas potáveis? E em relação ao sistema de distribuição das águas? Abrange toda a comunidade? E o preço, está enquadrado com a qualidade da mesma? No contexto económico do concelho, é acessível?

12 de Agosto - Dia Internacional da Juventude

Este ano, o tema do Dia Internacional da Juventude é "Lutar juntos contra a pobreza: os jovens e a erradicação da pobreza".

Os jovens do mundo, que somam hoje mais de 1 bilhão, são um dos mais importantes recursos humanos para o desenvolvimento e podem ser agentes essenciais de inovação e de mudanças sociais positivas. No entanto, a dimensão da pobreza dos jovens priva o mundo desse potencial. Num mundo tão rico como o nosso, quase um quinto das pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos têm de sobreviver com menos de um dólar por dia e quase metade vive com menos de dois dólares por dia.

Acresce que, ainda que os jovens constituam um quarto da população activa, representam metade do total de desempregados. O mercado de trabalho tem dificuldade em assegurar aos jovens empregos estáveis, que lhes ofereçam boas perspectivas, excepto quando são altamente qualificados. Sem um trabalho condigno, os jovens tornam-se particularmente vulneráveis à pobreza, o que, por sua vez, dificulta o acesso à educação e a serviços básicos de saúde, limitando ainda mais a sua empregabilidade. A longo prazo, os jovens desfavorecidos encontrarão maiores obstáculos à melhoria da sua situação e poderão não vir a usufruir dos benefícios que o emprego estável e a longo prazo proporciona, como o acesso a bens e recursos, redes sociais fortes e a participação na tomada de decisões na família ou na comunidade.

O desemprego entre jovens é um problema que afecta todos os países. A Organização Internacional do Trabalho calcula que cerca de 74 milhões de jovens estão, actualmente, sem emprego. Nos próximos dez anos mais de um bilião irá atingir a idade de população trabalhadora.

O desafio que enfrentamos é claro: devemos prestar mais atenção à educação e, em especial, à transição da educação para o emprego. E a possibilidade de os jovens acederem ao pleno emprego produtivo deve ser um objectivo fundamental das estratégias nacionais de desenvolvimento, incluindo as políticas de redução da pobreza.

A comunidade internacional reconheceu a existência do fenómeno a que os especialistas chamam a juvenilização da pobreza e considerou-o uma área prioritária no Programa de Ação Mundial para a Juventude. O Programa considera os jovens como plenos parceiros, no contexto dos esforços em prol da erradicação da pobreza e da realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. O compromisso dos governos em relação às prioridades em matéria de desenvolvimento foi renovado e reforçado na Cúpula Mundial de 2005, que criou uma nova oportunidade de envolver os jovens nas decisões sobre questões que os afectam. Neste Dia Internacional da Juventude, aproveitemos essa oportunidade e redobremos os esforços para apoiar os jovens e levá-los a realizar o seu potencial, para benefício de todos.

Os jovens não deveriam ser vistos nunca como um peso para a sociedade, mas sim como o seu bem mais valioso. Como um dos membros do grupo de especialistas correctamente salientou, o problema é o desemprego; a juventude é a solução. Neste Dia Internacional da Juventude, vamos comprometer-nos a assegurar que os jovens, em todas a partes do mundo, tenham a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento e o progresso das suas sociedades.

Por cá, as piscinas municipais contam com entrada gratuita para todos os jovens e com muitas actividades de animação para os mais novos.

fonte: ONU

terça-feira, 11 de agosto de 2009

AMBIENTE | Aquecimento Global

Boas !!!

Todos os países falam sobre o aquecimento global e é sem dúvida um dos temas de momento...Mas será que todos sabem o que é realmente aquilo, que segundo grandes nomes da ciência, pode originar um Apocalipse?

O aquecimento global é um problema que tem vindo a preocupar a comunidade científica cada vez mais e caracteriza-se por um aumento da temperatura terrestre, não só numa zona específica mas em todo o planeta. Pensa-se que tal facto acontece devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos a nível industrial, que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao Efeito de Estufa, tais como o Dióxido de Carbono, o Metano, o Óxido de Azoto e os CFCs (Clorofloucarbonetos).Já há muitas décadas que se sabe da capacidade que o Dióxido de Carbono tem para reter a radiação infravermelha do Sol na atmosfera, estabilizando assim a temperatura terrestre por meio do Efeito de Estufa, mas ao que parece, isto em nada preocupou o Homem que continuou, e continua, a produzir enormes quantidades deste e outros gases de Efeito de Estufa.
A questão que se põe é se os elevados índices de Dióxido de Carbono que se têm vindo a medir desde o passado século, e estão com tendência para aumentar, podem vir a provocar um aumento na temperatura terrestre, suficiente para trazer consequências graves à escala global, pondo em risco a sobrevivência dos seus habitantes.

Na realidade desde 1850 temos vindo a assistir a um aumento gradual da temperatura global, algo que pode também ser causado pela flutuação natural desta grandeza. Tais flutuações têm vindo a ocorrer naturalmente durante várias dezenas de milhões de anos ou, por vezes, mais bruscamente, em décadas. Estes fenómenos naturais bastante complexos e imprevisíveis podem ser a explicação para as alterações climáticas que a Terra tem vindo a sofrer, mas também é possível, e talvez mais provável, que estas mudanças estejam a ser provocadas pelo aumento do Efeito de Estufa.
Durante a revolução Industrial, por exemplo, onde a informação sobre este fenómeno era muito limitada foram sem dúvida lançadas para a atmosfera quantidades astronómicas de C02. Actualmente, mesmo com mais informação, continuam a ser lançadas grandes quantidades, em grande parte devido à importância das fábricas e meios de locomoção existentes, onde infelizmente a principal fonte de matéria continua a ser os combustíveis fosseis.

Para se poder compreender plenamente a causa deste aumento da temperatura média do planeta foi necessário fazer estudos exaustivos da variabilidade natural do clima. Mudanças, como as estações do ano, às quais estamos perfeitamente habituados, não são motivo de preocupação. Por exemplo, o facto de o clima aquecer durante o Verão não é preocupante porque está a passar-se exactamente o contrário no hemisfério oposto, o que mantém a temperatura global em equilíbrio. Da mesma forma também não é motivo de preocupação um Verão mais quente do que o anterior porque provavelmente o Verão seguinte será novamente mais fresco.
As causas destas flutuações naturais são imensas: desde erupções vulcânicas que provocam variações locais até a variações à escala global causadas por fenómenos regulares como o "El Niño" (um aquecimento que se verifica nas águas do Pacífico todos os 3 a 5 anos afectando o clima de todo o mundo temporariamente).

As idades do gelo que têm vindo a dominar o planeta desde há dois milhões de anos, durando dezenas de milhares de anos, terão sido devidas a alterações significativas nas calotes polares levadas a cabo por flutuações na intensidade da radiação solar e variações na distância entre a Terra e o Sol. Contundo, durante os períodos interglaciais sempre se deram algumas mudanças climáticas menos abruptas, mas significativas, causadas provavelmente por rápidas mudanças na circulação oceânica e consequente aparecimento e desaparecimento de espécies. No período interglacial que estamos a atravessar não se têm verificado quaisquer oscilações como as indiciadas para períodos interglaciais anteriores, tendo este período de estabilidade funcionado como uma "janela" que permitiu o florescimento da civilização humana.

Durará este período muitos mais anos? Ou seremos apenas um "grão de areia" na existência do nosso verde Planeta?

Nós, Homens, conseguimos fazer com que o Planeta se comece a queixar através de forças da Natureza que nenhuma máquina consegue parar. Segundo a Lei de Murphy:
"Se alguma coisa tiver que acontecer...acontece e será da pior maneira, no pior momento e a causar o maior número de danos possível."

Proponho-vos aqui um debate sobre as consequências que este fenómenos causado por nós pode vir a ter sobre todos os seres vivos... Sabendo que dificilmente conseguiremos parar a 100% este fenómeno, o que podemos nós fazer para atenuar esta potencial "catástrofe natural"?

sábado, 1 de agosto de 2009

AMBIENTE | Como limpar todo o lixo de um país em um só dia!

Vimos dar o merecido destaque ao vídeo do comentário do Luís. De facto, quando o Homem quer e a vontade existe, tudo é possível!
O que fizeram na Estónia é de facto uma demonstração de civismo fantástica!



Porque não seguir exemplos como este?