Dá a tua opinião e deixa a tua ideia acerca dos Temas conversados

domingo, 28 de junho de 2009

O problema do (des) EMPREGO

Olá! Hoje em dia e desde há alguns anos a esta parte a dificuldade em arranjar um emprego é um dos maiores problemas que um jovem tem que enfrentar. Diria mesmo que é o flagelo de muitas famílias portuguesas. Milhares de euros investidos em formação profissional que ao não trazerem retorno dificultam muitíssimo a vida destas pessoas, tanto dos jovens recém formados ( e quando digo formados refiro-me tanto a formação profissional como superior ) como dos pais destes jovens.


Em meados de Fevereiro, o PÚBLICO acompanhou elementos do executivo da Câmara de Beja, no contacto com as populações das freguesias rurais do concelho.

"Folgar a reforma"

Alguns não tiveram coragem para falar em público e aguardaram que o presidente da Câmara chegasse à rua para lhe colocar o seu problema. Uma mulher pedia ocupação para o marido. Um idoso implorava trabalho para um dos filhos ou, em alternativa, para um neto que já anda sem "trambelho". Para ver, esclareceu, "se me folgam um pouco a reforma".
Nem os que tinham trabalho estavam mais descansados. "Eles têm medo de perder o emprego", observa o Francisco Santos ( presidente da Câmara de Beja ), confirmando que este tipo de questão "é uma constante nos nossos encontros com a população": "Uns falam de desemprego e outros assumem que têm medo de perder o seu posto de trabalho".
Francisco Santos deixou claro que o município não tem condições para solucionar os problemas das pessoas sem trabalho. Mas tentou animá-las com as possibilidades que o novo aeroporto de Beja pode vir a oferecer à região, assim como a instalação, para breve, de uma grande superfície comercial na cidade. A tentativa de alento cheira a futuro e as pessoas querem respostas no presente, que a Cáritas Diocesana de Beja, por exemplo, tem cada vez mais dificuldade em dar. O número de pessoas no refeitório da instituição sobe constantemente, "mas os apoios decrescem", salientou a responsável da instituição, Teresa Chaves.

Esta foi uma reportagem realizada no nosso distrito e os problemas que são apresentados são em tudo semelhantes aos que acontecem no nosso concelho. Dá-nos a tua opinião acerca das tuas perspectivas de futuro no concelho da Vidigueira. Estás a trabalhar? É fácil arranjar um emprego? Quando terminares a tua formação gostavas de vir trabalhar para o concelho da Vidigueira, achas que existe essa possibilidade? Que áreas precisam de ser desenvolvidas que permitam criação de postos de trabalho? Acreditas que o aeroporto irá criar maior circulação de dinheiro nesta região? Como pode isso ser aproveitado pelo nosso Município? Que investimentos devem ser feitos?

Eleições


O Presidente da República Aníbal Cavaco Silva anunciou a data das eleições legislativas para 27 de Setembro. Assim ficou definido de uma vez por todas o calendário eleitoral: Legislativas a 27 de Setembro; Autárquicas a 11 de Outubro. Cavaco Silva apelou a que se discutam os problemas reais dos portugueses.

Concordam com a separação dos dois actos eleitorais? Estás a pensar ir votar? Como será a abstenção com datas tão próximas?

Vamos realizar aqui duas sondagens ( no lado direito do Blog ) em relação à tendência de voto para estas duas eleições. Dá a tua opinião.

Cumprimentos.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Petição pelo Direito a Sufrágio Pessoal

Todos têm direito a votar:

1º - No art. 49º da Constituição da Republica Portuguesa lê-se: “1. Têm direito de sufrágio todos os cidadãos maiores de dezoito anos, ressalvadas as incapacidades previstas na lei geral. 2. O exercício do direito de sufrágio é pessoal e constitui um dever cívico.”
2º - Num tempo em que as novas tecnologias permitem o abolir de todo o tipo de barreiras físicas e logísticas à expressão livre e pessoal do direito a voto.
3º - Sendo certo que: a) A Republica Portuguesa rege-se pelos princípios da Liberdade, Igualdade e Solidariedade, sendo que a cada cidadão um boletim de voto/um voto como expressão do seu direito dever de cidadania; b) O Direito a voto não pode por qualquer pretexto revelado; c) São eleitores todos os cidadãos portugueses recenseados no território nacional; d) Não são incapacidades eleitorais a cegueira ou “quaisquer outras pessoas afectadas por doença ou deficiência física notória”; e) Não se entende, nem se pode aceitar que ainda se mantenham em prática as multiplicidades de barreiras existentes no momento de exercício deste direito / dever
4º – Efectivamente continuam a ser praticados por todo o País actos de reserva de Liberdade de expressão, de Acesso e Privacidade Decisional.
5º - Continuamos a ter uma Lei que a) Impõe que os cegos votem na companhia de terceiro; b) Não impõe acesso á informação de propaganda em tempo de preparação para sufrágio universal quer em língua gestual (em actos públicos e privados), quer em escrita para cegos; c) Não impõe nem fiscaliza as acessibilidades para pessoas doentes e ou com deficiência física limitadora de deslocação e acesso; d) Não garante mesas de voto condignas e dignificantes do exercício do voto a pessoas anãs ou de tamanho gigante.
6º - A Constituição determina ainda ser obrigação do Estado garantir e fiscalizar tal dever / direito.
7º - 2007 foi designado o Ano Europeu para a Igualdade de Oportunidades para Todos; A Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia impõe regras de matriz não discriminatória; A Agenda Social 2005 – 2010 que complementa e apoia a Estratégia de Lisboa de estratégias e dimensão social aliadas a crescimento económico, de bem-estar e de não exclusão social.
8º - Manterá em 2009, ano de sufrágios universais, Portugal obstáculo à igualdade de oportunidades e de Privacidade Decisional.
9º - Tal como em outros países da Europa, as cidadãs e cidadãos abaixo assinados vêm, nos termos da Constituição e da Lei ordinária, propor à Assembleia da Republica que tome com urgência medidas legislativas e politicas no sentido de em 2009 nos actos de sufrágio a realizar em Portugal se implemente: a) Boletins de voto em Braille, b) Ser a propaganda eleitoral emitida em língua gestual e Braille c) Impor em cada local de voto existência de rampas de acesso e mesas adequadas a todos os cidadãos para o exercício do seu direito/dever de voto.

Assina a Peticão aqui. O destinatário é a Assembleia da República.

terça-feira, 23 de junho de 2009

CULTURA | Últimos dias da ART’ALENTEJO na Vidigueira


O Átrio dos Paços do Concelho acolhe desde 24 de Maio até ao próximo dia a 25 de Junho, a Exposição de Artes Plásticas intitulada Art’Alentejo.
Para os jovens amantes deste tipo de cultura não percam a oportunidade de visitar esta exposição. Já só restam dois dias para darem uma espreitadela.

A exposição conta com a participação de vários artistas:

António Caturra
António Cunha
António Paisana
Carlos António
Carlos Apolo Martins
Florival Candeias
Gonçalo Condeixa
Heitor Figueiredo
Helena Lousinha
Henrique Matos
Nádia Torres
Nuno Araújo
Paulo Monteiro
Paulo Pinheiro
Pedro Pinheiro
Seita
Susa Monteiro
Tiago Mestre
Zandre


Aproveitando que estamos a falar de cultura, gostaríamos de saber a vossa opinião acerca do estado da mesma no Concelho da Vidigueira. O que pensam da nossa agenda cultural? Que item da cultura gostariam de ver explorado e desenvolvido? O que faz falta aos jovens neste domínio? O que acham dos eventos realizados, Festival Jovem, Rota dos Gamas, Exposições, ect? Serão suficientes? Têm contribuido para o nosso desenvolvimento? O que gostariam de ver no nosso Concelho, no âmbito da cultura?

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Festa de Beneficência com apresentação do Movimento Jovens K Pensam



Este Sábado, 20 de Junho vem dar as boas vindas ao Verão em festa! HELLO SUMMER na Catedral das Adegas, em Vila de Frades ( junto à Junta de freguesia ), com Dj Tomaz G até ao nascer do sol. Apresentação do Movimento Jovens K Pensam.
O lucro reverte a favor de uma Instituição de Solidariedade Social do Concelho a sortear.
Estás convidado(a). Não te esqueças do protector solar!

Spot da Festa HELLO SUMMER

Rally Paper Cancelado

A prova de rally paper organizada pelo GAMA marcada para dia 20 de Junho intitulada "A descoberta de Nossa Senhora das Reliquias" foi cancelada. O GAMA pede desculpa por esta situação.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Rally Paper dia 20 de Junho organizado pelo GAMA

Sábado, 20 de Junho, vai decorrer uma prova de Rally paper que se intitula "A descoberta de Nossa Senhora das Reliquias". O encontro é na Praça Vasco da Gama, pelas 17h30m. Cada equipa deve fazer-se acompanhar de maquina fotográfica e pode ser constituidade 2 a 5 elementos. Prova gratuita para sócios e para não sócios são 10€ por equipa, inscrições feitas no GAMA ou no local de encontro. Há prémios de participação e para os 3 primeiros lugares. Vem e diverte-te.
O GAMA está aberto ao público das 09:30h ás 17:00h.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Porque os jovens fazem parte do presente e representam o futuro

O Blog "Jovens Que Pensam" surge no âmbito de um projecto proposto pela CDU da Vidigueira aos jovens do Concelho de Vidigueira, com o objectivo de ouvir o que os jovens pensam e o que pretendem para o Concelho. Foi com esta máxima que o Movimento Jovens que Pensam, aceitou ser parte de uma equipa onde as vozes da Juventude são ouvidas e podem ser valorizadas em prol do nosso concelho.
As nossas Freguesias precisam do dinamismo da juventude. Partimos do pressuposto que com o contributo de todos podemos construir ideias mais pertinentes e coerentes, que vão de encontro ao interesse de todos nós. Para tal contamos com o apoio, opinião e criticas de todos os jovens.
Porque o futuro hoje é o presente amanhã, os jovens devem ser parte activa da vida do Concelho da Vidigueira. Todos juntos podemos construir um amanhã melhor.
Não importa a cor nem os idealismos partidários. O que nos interessa é a nossa terra, é por ela que queremos lutar e é esse o nosso partido.

Viva a Vidigueira, viva a Juventude!

Como primeira pergunta, gostávamos de saber o que faz falta à Juventude do Concelho da Vidigueira?

Saudações!"