Dá a tua opinião e deixa a tua ideia acerca dos Temas conversados
- ambiente (9)
- cidadania (5)
- cultura (8)
- eleições (7)
- empreendedorismo (1)
- emprego (5)
- festas (5)
- formações (1)
- gama (4)
- ideias (2)
- jovens k pensam (10)
- juventude (3)
- lazer (3)
- questionários (1)
- saúde (3)
- sociedade (2)
- solidariedade social (7)
- turismo (1)
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Espaço de Antena para os Candidatos às Eleições Autárquicas no Concelho de Vidigueira
Projecto Limpar Portugal

Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.
Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!
Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, http://www.limparportugal.org/, onde tem toda a informação de como o fazer.
O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.
No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.
É importante arranjar o maior número de voluntários possível para Concelho da Vidigueira. Participa!
Nota: Esta iniciativa não é uma iniciativa organizada pelo Movimento Jovens K Pensam. É uma iniciativa que está a decorrer a nível nacional e que pretende angariar o maior número de voluntários possível. Faremos aqui a divulgação da evolução das coisas e a publicidade à iniciativa. Quem quiser saber mais e participar no projecto a nível concelhio deve seguit o link AQUI .
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Debate com todos os Candidatos(a) à Câmara Municipal de Vidigueira
A Rádio Pax realiza, hoje, a partir das 18 horas, um debate com os(a) Cabeças de lista à Câmara Municipal de Vidigueira: Manuel Narra, da CDU, António Mendes Pinto, do PS, Guido Pires, do PSD, Micaela Rosa, do CDS e Fernando Servo, do BE.
Rescaldo das Eleições Legislativas
Nota: Clicar nas imagens para ampliar


Deputados Eleitos:
PS - Luís António Pita Ameixa
- EleitoFernando Medina Maciel Almeida Correia
CDU - José Batista Mestre Soeiro





sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Eleições Legislativas 2009
No seguimento de uma ideia de um anónimo ( nesse caso em relação às eleições autárquicas ), com o intuito de informar e esclarecer todos os leitores, decidimos apresentar aqui os programas eleitorais dos Partidos que conseguimos obter ( pedimos desculpa se faltar algum ):
PTP
Ainda estás confuso? Descobre o teu posicionamento no panorama político português nas eleições legislativas de 2009, através da Bússula Eleitoral.
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Gripe A - Estamos a ser Manipulados?
Como já se tinha atrás referido no Blog a Gripe A está na moda nos Grandes Países do Mundo.
Aqui está um vídeo que mostra como podemos estar a ser manipulados sem saber... por quem mais domina!
Só tenho pena que a nossa inteligência não consiga por vezes detectar pequenas coisas neste enorme Mundo!
Precaução e Prevenção SIM!!
Pandemia, Pandemónio e Riqueza NÃO!!
Façam os vossos comentários.
Um conselho, abram os olhos e não façam deste pequeno Vírus a maior coisa do Planeta.
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Festa Bye Bye Summer | Recepção ao Campista

Jogos sem Fronteiras na Piscina
Todos podem participar e quem quiser inscrever-se deve dirigir-se aos monitores das férias jovens.
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Pensar no Ambiente
Hoje inauguramos um espaço dedicado ao ambiente - "Pensar no ambiente". Podem encontrar este espaço na margem direita do Blogue e consultar os vários assuntos que dão muito que pensar! O objectivo, claro está, é sensibilizar todos os jovens para a necessidade de preservar o nosso planeta.
Deixamos aqui um spot nesse sentido. "O Condomínio da Terra" é um conceito simples e de fácil assimilação que possui ao mesmo tempo a complexidade necessária para enquadrar tanto a realidade humana como a realidade natural do Planeta, num contexto em que já não é possível continuar a definir fronteiras sobre bens indivisíveis como são a hidrosfera, a atmosfera e em grande medida a biodiversidade. O desafio mais difícil inerente a este conceito, que abre uma nova perspectiva sobre a forma como a espécie humana percepciona e actua no contexto global, é conseguir singrar na alteração das relações entre Estados e desbravar caminho para a aplicação da soberania complexa.
fonte: QUERCUS
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Bienal de Jovens criadores da Europa e do Mediterrâneo
De 3 a 12 de Setembro terá lugar na cidade de Skopje, República da Macedónia, a XIV edição da Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo.
Esta Bienal contará com a participação de 708 artistas com cerca de 1300 projectos expositivos nas àreas das artes plásticas, fotografia, joalharia, design de equipamento, design gráfico, arquitectura, ilustração, banda desenhada. Terão ainda lugar 262 espectáculos de Música, Dança, Teatro e performances de rua, 45 curtas e longas metragens, um desfile de moda, um café literário com 34 escitores e uma prova de gastronomia mediterrânica. Tudo isto acontecerá em vários pontos da cidade de Skopje, numa Bienal que tem como inspiração oficial as “7 Portas de Skopje”, um mito que se relaciona com a fundação daquela urbe.
Com efeito, locais como o Museu de Arte Contemporânea de Skopje, o Teatro Nacional da Macedónia, a Casa do Exército ou a Rádio Halas, vão ser palco da convergência de artistas de 43 países, da Estónia à Jordânia, de Portugal à Turquia, da Dinamarca à Síria, de Israel à Palestina.
Para além da exposição multidisciplinar – que estará patente até 5 de Outubro - e dos espectáculos, a Bienal conta também com uma extensa programação de workshops, debates e fóruns.
O acontecimento tem um carácter ímpar no contexto europeu e mediterrânico, quer por se tratar do maior evento pluridisciplinar para artistas emergentes, quer por se ter focalizado ao longo de todas as suas edições numa àrea geo-política que está na ordem do dia.
Portugal é co-fundador e veterano da Bienal e a delegação portuguesa participa pela primeira vez sem o apoio do Estado português. Os artistas foram seleccionados na Mostra "Jovens Criadores", a iniciativa anual do Clube Português de Artes e Ideias e do Instituto da Juventude.
A delegação portuguesa é composta pelos seguintes artistas: Filipe Pais (Artes Digitais), Helena Ferreira e João Biscaínho (Artes Plásticas), Clímaco (Banda Desenhada), Inês Jacques (Dança), Filipa Ricardo/Renato Silva e Gonçalo Pimenta (Design de Equipamento), Pedro Lino (Design Gráfico), Alexandre Delmar, Fedra Santos e Jorge Graça (Fotografia), Irene Loureiro e Tiago Albuquerque (Ilustração), Catarina Dias (Joalharia), Tiago Patrício (Literatura), Vítor Bastos (Moda), Loja das Conveniências - T.Albuquerque, E.Boavida, V.Furtado e J.,Braz e M-PeX - Marco Miranda (Música), Cláudia Rita Oliveira e Sérgio Cruz (Vídeo).
Esta é certamente uma grande montra para os jovens que têm aqui a oportunidade de mostrar ao mundo as suas criações.
Aqui fica uma pequena parte do trabalho ilustrativo de uma jovem criadora Portuguesa, Fedra Santos ( ao estilo do filme O estranho caso de Benjamin Burton ):
"Esta é a história de um lugar mágico que encontrei. Um lugar onde o tempo se vive ao contrário, onde a idade não interessa a ninguém..."
Programa >> clique aqui
Mais informações em Association Biennale des Jeunes Créateurs de l'Europe et de la Mèditerranée
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Saúde | Ponto de Situação
O Tribunal de Contas divulgou um relatório onde adianta que entre o ano de 2006 e 2008, o Alentejo foi a região do país onde mais aumentou o número de utentes sem médico de família. O mesmo relatório indica que o número de médicos de família diminuiu em todas as regiões do país cerca de 11% e que no Alentejo a situação foi mais grave, tendo-se registado neste período uma diminuição de 20%. O panorama nacional não é animador, sendo que no momento há quase milhão e meio de utentes sem médico de família.
5 desses médicos foram trabalhar para Odemira, onde já se chegou a registar 6 mil utentes sem médico de família. Mais uma vez, a “subdesenvolvida” Cuba a dar uma mãozinha ao “desenvolvido” Portugal na área da saúde. E é uma ajuda que é muito bem vinda.
Em Junho de 2008, a Associação de Utentes de Saúde do Distrito de Beja pensava em lançar uma petição ( a qual cremos que sempre foi para a frente ) na qual pretendia reclamar o alargamento dos horários dos centros de saúde, o reforço dos recursos humanos ( sobretudo de médicos ), o reforço das viaturas de suporte intermédio de vida (SIV) e a garantia dos recursos humanos indispensáveis ao seu funcionamento e a instalação de um Centro Distrital de Orientação de Doentes Urgentes, na sede dos Bombeiros Voluntários de Beja. Outras manifestações foram feitas até aos dias de hoje pedindo sempre por uma coisa que deve ser básica em qualquer lugar do mundo e que diz respeito à dignidade das pessoas: acesso (gratuito) à saúde!
Algumas coisas têm vindo a mudar, mas será suficiente? Será que algumas coisas que têm mudado, como o encerramento de vários centros de saúde, beneficiam a qualidade de vida das populações?
Testemunho de um português algures no nosso país: Em resposta a uma carta recebida ontem, fui ao Centro de Saúde, hoje, para levar as vacinas em falta. Fui bem atendido, como sempre. Tentei aproveitar a deslocação para marcar uma consulta, para fazer os exames de rotina, que se devem fazer e não faço há uns dois anos. “A Dr.ª está de baixa, vêm cá outros médicos, mas marcações só para depois do dia três”, informou-me a funcionária de serviço. E se estivesse doente e precisasse mesmo de ser observado por um médico? Como fazia? Esperava até ao dia três?! Até morrer?!...Assim vai o estado da nossa “Saúde” .
Podia ser o testemunho de alguém do nosso Concelho! Todos sabemos as dificuldades com que nos deparamos quando nos deslocamos ao nosso Centro de Saúde. Quantas pessoas não têm médico de família? Quantas pessoas não podem ser atendidas? É urgente fazer alguma coisa para mudar esta situação. A questão não é de quem é a culpa, até porque acreditamos que todos os profissionais dão o seu melhor, mas o que pode ser feito para alterar o estado dos nossos serviços de saúde e quem o pode fazer.
E para aquelas pessoas que não se podem deslocar? Porque não pensar numa unidade móvel equipada? Assim era o(a) médico(a) que se deslocava até às populações, com as condições necessárias. Se não vai o Maomé à montanha...
O que pode ser feito para cativar médicos(as) portugueses(as) a virem trabalhar para o Alentejo? O incentivo ao investimento privado na área da saúde nesta região não será uma questão a pensar? Digam-nos o que pensam em relação à matéria da Saúde.
fonte: TV Alentejo
Cumprimentos.
