Dá a tua opinião e deixa a tua ideia acerca dos Temas conversados

quinta-feira, 30 de julho de 2009

CULTURA | Último dia da Exposição Maucha


Amanhã é o último dia da Exposição Maucha. A exposição consiste num conjunto de 18 fotografias, a preto e branco, da autoria de José Francisco, tiradas entre as 8h e as 10h do dia 1 de Janeiro de 2008 na Herdade da Maucha, Alentejo. Na opinião de Jean Pierre, "Mais do que um meio de comunicação, a fotografia de José Francisco é uma ampliação do olhar. Revela imagens únicas que ultrapassam o real, penetrando na essência secreta do natural, resultado da sua percepção do mundo.”

Primeiríssima luz da primeira manhã.
Tempo de esperanças.
A memória das coisas.
A memória dos dias.
Por entre as árvores corre melancolia.
A solidão do tempo é própria da época.
Finura de luz e amplidão.
A cidade deserta.
As ruas lavadas.
A luz e o ar.
A vida em essência.
Temperatura da terra.
A cor das árvores.
A rua.
O som primordial.
Finura de vida.
Primeiríssima luz da primeira manhã

segunda-feira, 27 de julho de 2009

CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

Estão abertas inscrições para o CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES na Vidigueira.

Número de horas: 119h
Preço: 270€

Nota: A data de inicio do curso foi alterada para dia 11 de Setembro.

Se estiveres interessado contacta por e-mail:
Sónia Moreira
soniamoreira@wpm.pt

WPM – World Project Management
Secretariado
Praceta Vitorino Nemésio, n.º 148, Sala 1
4425-700, Pedrouços, Maia
Telefone/fax: 309908288
Telemóveis: 912314326 / 964377143 / 933158487

quarta-feira, 22 de julho de 2009

AMBIENTE | Imaginação Ecológica

Não com o objectivo de publicitar a empresa, mas com o de dar a conhecer o que pode ser feito na área ambiental, falamos aqui da que é talvez a segunda maior companhia do mundo, a General Electric. Desde a produção de energia, passando pelos serviços financeiros, diagnóstico médico por imagem, notícias e informação, o compromisso da GE, a nível mundial, consiste em transformar ideias imaginativas em produtos e serviços inovadores, com o objectivo de ajudar na resolução de alguns dos problemas mais difíceis que afectam o mundo. Combina muito bem a ideia do uso eficiente da energia para poupar e proteger a natureza. Desenvolveu uma estratégia de negócio como o nome de Ecomagination que promove a inovação e o crescimento de soluções ambientais.
Aqui ficam 3 vídeos que dão a conhecer o que tem sido feito pela GE nesta área:




A mensagem que queremos deixar, plagiando o grande António Variações é a seguinte: "É para amanhã e podias fazer hoje!"
Se todos fizermos hoje o que pensamos fazer amanhã ( por exemplo, fechar a torneira enquanto escovamos os dentes ) damos uma grande ajuda na protecção do ambiente e da vida no planeta.

fonte: GE Portugal

sexta-feira, 17 de julho de 2009

quinta-feira, 16 de julho de 2009

AMBIENTE | Preocupações ambientais

Termos como, Sustentabilidade, Ecologia e Aquecimento global estão na moda. De à uns tempos para cá temos ouvido falar no que tem sido feito para salvar o Planeta Terra, mas haverá ainda muito por fazer para mudar o cenário catastrófico descrito pelos ambientalistas.

O que pode ser e o que tem sido feito no nosso concelho para consciencializar a comunidade sobre a importância da preservação do Planeta? E em termos práticos, por exemplo os ecopontos existentes são suficientes? Estão bem localizados? Não deve ser feito um investimento que permita a cada família do nosso concelho ter em suas casas um mini ecoponto, facilitando o processo de separação do lixo? As nossas empresas têm algum tipo de preocupação neste sentido? O Concelho da Vidigueira não tem capacidade para vir a tornar-se auto-suficiente em termos energéticos através de energias renováveis aproveitando por exemplo o sol? Não deve ser feito um investimento na energia solar fotovoltaica?

Nós jovens que temos ouvido falar neste tema praticamente desde que nascemos, o que temos a dizer acerca deste assunto?

Desafiamos todos os jovens a fazer uns simples testes sobre estes temas da ecologia:

Teste 1

Teste 2

Aprende a salvar o nosso Planeta nos seguintes locais:

Como salvar o Planeta Terra

A Carta da Terra

51 dicas de como salvar a Terra

Outros sites que ensinam a salvar o Planeta

Cumprimentos.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Conversa de Verão: EMPREGO


O Movimento Jovens K Pensam convida toda a juventude do nosso Concelho a participar numa Conversa de Verão sobre o (des)Emprego. A Conversa terá lugar na Praça Vasco da Gama, pelas 21.30h.
Apareçam, façam as vossas sugestões e coloquem as vossas dúvidas.

Spot Promoção das Conversas de Verão sobre o Emprego

Entrevista à Rádio Vidigueira acerca das Conversas de Verão sobre o Emprego

O GAMA organiza um acampamento nos dias 18 e 19 de Julho

O GAMA convida-te a participar num ACAMPAMENTO, a decorrer já nos proximos dias 18 e 19 de JULHO na pista de pesca de Pedrogão. Irá haver várias actividades tais como KAIAKE, TIRO COM ARCO, JOGOS TRADICIONAIS e PAINTBALL!! As refeições base estão incluidas na inscrição. Faz a tua inscrição (socios 10 gamas, não socios 20 gamas) através do seguinte nr.968788165 ou então podes dirigir-te ao GAMA. O GAMA está aberto ao público das 09h30m até ás 13h00m e das 14h00m ás 17h00m nos dias úteis.
Faz já a tua inscrição, não percas tempo!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Espaço de Lazer do Movimento Jovens K Pensam na Feira de S. Tiago

Olá!
Quem for visitar a feira da Vidigueira poderá encontrar este ano um espaço diferente do que habitualmente encontramos na feira. O Movimento Jovens K Pensam vai disponibilizar aos visitantes da feira, nomeadamente aos mais jovens, uma experiência diferente com recurso às novas tecnologias. Ao visitarem o nosso espaço podem encontrar jogos interactivos da Playstation, Internet e podem ainda aparecer na TV Movimento, iniciativa que será posteriormente colocada aqui no nosso blogue. Para relaxar, poderão deliciar-se com os saborosos cocktails, sem álcool, e desfrutar do conforto que teremos à vossa disposição.
Vamos ter ainda uma caixa de sugestões onde podem deixar os vossos pensamentos acerca do que tem sido feito e do que pode ser feito por este Movimento.

Para além disto, vamos sortear um bilhete para a magnífica tourada que terá lugar no dia 11, na Praça de Touros da Feira. O sorteio está marcado para as 17.30h de sábado.

Participem!

Obrigado e Cumprimentos.

terça-feira, 7 de julho de 2009

FEIRA DE S. TIAGO | A Feira dos Queijinhos | 10, 11 e 12 de Julho


Os objectivos principais desta Feira são a promoção do concelho na sua globalidade, tendo em conta a valorização dos recursos existentes e as potencialidades a explorar.

Este ano a feira conta com:

• CORRIDA DE TOIROS
• FEIRA DOS QUEIJINHOS
• ARTESANATO TRADICIONAL E URBANO
• EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS AGRO-ALIMENTARES
• ANIMAÇÃO MUSICAL
• TASQUINHAS COM GASTRONOMIA REGIONAL

PROGRAMA:

SEXTA-FEIRA 10

15h00 COLÓQUIO
Produção de queijos e os vinhos brancos,
com degustação de produtos
Adega Cooperativa de Vidigueira

19h00 INAUGURAÇÃO OFICIAL
Desfile da Fanfarra dos
Bombeiros Voluntários de Vidigueira

19h30 TEATRO DEBATE SOBRE SEXUALIDADE
“Nem muito simples nem demasiado complicado”
Organização: Associação GAMA
Igrejinha Nova

22h00 Actuação do Grupo Musical IMPROVISOS DO SUL

23h30 Animação Musical pelo Grupo SEM LIMITE

SÁBADO 11

11h00 Arruada pelo grupo BOMBOS DE LAVACOLHOS

18h30 Arruada pelo grupo BOMBOS DE LAVACOLHOS

19h00 Corrida de Toiros - Programa

20h30 Arruada pelo grupo BOMBOS DE LAVACOLHOS

21h30 Actuação do Grupo Musical SOL DO GUADIANA

23h00 Grupo de Música Flamenca LOS CHANELAS

24h00 Animação Musical com o Grupo ALTO E BOM SOM (ABS)

DOMINGO 12

20h30 Actuação de RANCHO FOLCLÓRICO DA LUZ

21h30 Actuação do Grupo de Música Popular VOZES D’ALQUEVA

EVENTOS PARALELOS

PINTURAS FACIAIS E PINTURAS DE T-SHIRTS para crianças
Pavilhão Institucional

Programa de Rádio DIÁRIO DA FEIRA

EXPOSIÇÕES DE FOTOGRAFIA

SAHARA OCIDENTAL
Os Filhos das Nuvens – Um Grito pela Liberdade

DESCOBERTAS
Manuel Carvalho, Jorge Salvador, Joaquim Oliveira

Pavilhão Municipal

NA FEIRA

TASQUINHAS

ESPAÇO ARTESANTO

ESPAÇO DO MOVIMENTO JOVENS K PENSAM

Informações obtidas em CM Vidigueira

GAMA organiza Teatro/Debate com o tema da Sexualidade

Está a chegar mais uma edição da Feira de S. Tiago em Vidigueira, a tradicional feira de verão, a feira dos queijinhos. O GAMA, como não pode deixar de estar presente, para este ano propõe a participação de todos os jovens que tenham entre 15 e 25 anos, aproximadamente, no espectáculo de teatro/debate "Nem muito Simples nem demasiado complicado", que aborda o tema da "Sexualidade". Vem assistir e participar neste espectáculo, que será já no próximo dia 10 de Julho de 2009, pelas 19h30m, na Igrejinha Nova em Vidigueira.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

ACESSIBILIDADES e EMPREGO

Talvez porque é um tema que muito nos preocupa decidimos dedicar outro post ao (des)EMPREGO.

A reportagem apresentada fala-nos de acessibilidades. Rodovias, Ferrovias e Aerovias. Todos já ouvimos falar no futuro Aeroporto de Beja. Acredito que muitos de nós pensem que o futuro do Turismo no Alentejo, nomeadamente no concelho da Vidigueira, pode beneficiar muito com esta obra. E esse hipotético benefício trará com certeza criação de novos posto de trabalho. Haverá também com certeza, espaço para crescimento de vários tipos de indústria. Nomeadamente a indústria hoteleira poderá ter condições para grande desenvolvimento. Por exemplo no Pedrogão, não seria viável a criação de um espaço do género de um Clube Náutico? Com exploração de desportos aquáticos na barragem do Alqueva, exploração de uma praia fluvial e exploração de bar/restaurante/discoteca. Não haverá lugar à criação de um espaço de Luxo naquela zona, do género de um Resort?

Como podemos preparar-nos para agarrar esta oportunidade da melhor forma? Na nossa perspectiva as ligações entre as nossas freguesias e o dito aeroporto terão que ser rápidas/fáceis e económicas. Já sabemos que o Pedrogão vai ficar ligado a Beja pela Estrada Intermunicipal Selmes, Pedrogão, Beja. Que tipo de estrada vai ser esta? Distância, número de faixas, espaço circundante, percurso, etc. Será suficiente? Como vamos explorar essa estrada em termos de publicidade e em termos económicos? Fará sentido uma gasolineira? Um espaço tipo café/bar? E os transportes públicos? Fará todo o sentido viagens directas do aeroporto pelo menos para a vila da Vidigueira. E a futura auto-estrada A26 com o objectivo de ligar o Porto de Sines ao novo aeroporto de Beja e ao empreendimento de Alqueva, em que medida beneficia ou prejudica o nosso Concelho? Haverá possibilidade da Vidigueira ser uma espécie de intermediário ( armazém ) de algumas matérias que venham por exemplo de Sines?

Em que medida a nossa autarquia pode intervir nestas discussões?

Terão que ser criadas/melhoradas condições para aliciar e receber um tipo de turistas exigentes. Porque não apostar no turismo rural algures nesses belos campos que temos no Concelho. Se não me engano já existe quem o faça. Terão que ser muito bem promovidas as nossas qualidades. O nosso vinho e a nossa comida, por exemplo, porque não publicitá-los exaustivamente. O vinho, por exemplo poderia ser promovido com provas/concursos pagos a realizar nas nossas adegas. A comida, uma ideia seria a criação de um festival gastronómico onde participassem os restaurantes do Concelho. Criação de um roteiro das adegas e um roteiro dos restaurantes. Todos nós sabemos que temos muitas coisas boas. O desafio está em promovê-las da melhor maneira para que as pessoas que não as conhecem tenham acesso a elas. As obras de construção do empreendimento estão atrasadas mas prevê-se que terminem em meados de Agosto. Depois, segue-se instalação de equipamentos e um período de testes e de certificação. Pelo que disse à “Lusa” José Queiroz o aeroporto de Beja deverá estar operacional em finais de Setembro. Está ai à porta. Temos que por mãos à obra malta.

Nota: Algumas das ideias referidas podem já existir ou estarem a ser postas em prática. Pedimos imensas desculpas, se tal acontecer, pelo nosso desconhecimento.

Cumprimentos.

VINALIA | FESTA ROMANA | 3, 4 e 5 de Julho


Está previsto começar por volta das 18.30h de hoje a Festa Romana nas Ruinas de S. Cucufate. Até domingo haverá muita animação musical, teatros, outras actividades e copofonia para os lados de Vila de Frades.
Participa!
aqui o porgrama.