Talvez porque é um tema que muito nos preocupa decidimos dedicar outro post ao (des)EMPREGO.
A reportagem apresentada fala-nos de acessibilidades. Rodovias, Ferrovias e Aerovias. Todos já ouvimos falar no futuro Aeroporto de Beja. Acredito que muitos de nós pensem que o futuro do Turismo no Alentejo, nomeadamente no concelho da Vidigueira, pode beneficiar muito com esta obra. E esse hipotético benefício trará com certeza criação de novos posto de trabalho. Haverá também com certeza, espaço para crescimento de vários tipos de indústria. Nomeadamente a indústria hoteleira poderá ter condições para grande desenvolvimento. Por exemplo no Pedrogão, não seria viável a criação de um espaço do género de um Clube Náutico? Com exploração de desportos aquáticos na barragem do Alqueva, exploração de uma praia fluvial e exploração de bar/restaurante/discoteca. Não haverá lugar à criação de um espaço de Luxo naquela zona, do género de um Resort?
Como podemos preparar-nos para agarrar esta oportunidade da melhor forma? Na nossa perspectiva as ligações entre as nossas freguesias e o dito aeroporto terão que ser rápidas/fáceis e económicas. Já sabemos que o Pedrogão vai ficar ligado a Beja pela Estrada Intermunicipal Selmes, Pedrogão, Beja. Que tipo de estrada vai ser esta? Distância, número de faixas, espaço circundante, percurso, etc. Será suficiente? Como vamos explorar essa estrada em termos de publicidade e em termos económicos? Fará sentido uma gasolineira? Um espaço tipo café/bar? E os transportes públicos? Fará todo o sentido viagens directas do aeroporto pelo menos para a vila da Vidigueira. E a futura auto-estrada A26 com o objectivo de ligar o Porto de Sines ao novo aeroporto de Beja e ao empreendimento de Alqueva, em que medida beneficia ou prejudica o nosso Concelho? Haverá possibilidade da Vidigueira ser uma espécie de intermediário ( armazém ) de algumas matérias que venham por exemplo de Sines?
Em que medida a nossa autarquia pode intervir nestas discussões?
Terão que ser criadas/melhoradas condições para aliciar e receber um tipo de turistas exigentes. Porque não apostar no turismo rural algures nesses belos campos que temos no Concelho. Se não me engano já existe quem o faça. Terão que ser muito bem promovidas as nossas qualidades. O nosso vinho e a nossa comida, por exemplo, porque não publicitá-los exaustivamente. O vinho, por exemplo poderia ser promovido com provas/concursos pagos a realizar nas nossas adegas. A comida, uma ideia seria a criação de um festival gastronómico onde participassem os restaurantes do Concelho. Criação de um roteiro das adegas e um roteiro dos restaurantes. Todos nós sabemos que temos muitas coisas boas. O desafio está em promovê-las da melhor maneira para que as pessoas que não as conhecem tenham acesso a elas. As obras de construção do empreendimento estão atrasadas mas prevê-se que terminem em meados de Agosto. Depois, segue-se instalação de equipamentos e um período de testes e de certificação. Pelo que disse à “Lusa” José Queiroz o aeroporto de Beja deverá estar operacional em finais de Setembro. Está ai à porta. Temos que por mãos à obra malta.
Nota: Algumas das ideias referidas podem já existir ou estarem a ser postas em prática. Pedimos imensas desculpas, se tal acontecer, pelo nosso desconhecimento.
Cumprimentos.