Boas !!!
Todos os países falam sobre o aquecimento global e é sem dúvida um dos temas de momento...Mas será que todos sabem o que é realmente aquilo, que segundo grandes nomes da ciência, pode originar um Apocalipse?
O aquecimento global é um problema que tem vindo a preocupar a comunidade científica cada vez mais e caracteriza-se por um aumento da temperatura terrestre, não só numa zona específica mas em todo o planeta. Pensa-se que tal facto acontece devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos a nível industrial, que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao Efeito de Estufa, tais como o Dióxido de Carbono, o Metano, o Óxido de Azoto e os CFCs (Clorofloucarbonetos).Já há muitas décadas que se sabe da capacidade que o Dióxido de Carbono tem para reter a radiação infravermelha do Sol na atmosfera, estabilizando assim a temperatura terrestre por meio do Efeito de Estufa, mas ao que parece, isto em nada preocupou o Homem que continuou, e continua, a produzir enormes quantidades deste e outros gases de Efeito de Estufa.
A questão que se põe é se os elevados índices de Dióxido de Carbono que se têm vindo a medir desde o passado século, e estão com tendência para aumentar, podem vir a provocar um aumento na temperatura terrestre, suficiente para trazer consequências graves à escala global, pondo em risco a sobrevivência dos seus habitantes.
Na realidade desde 1850 temos vindo a assistir a um aumento gradual da temperatura global, algo que pode também ser causado pela flutuação natural desta grandeza. Tais flutuações têm vindo a ocorrer naturalmente durante várias dezenas de milhões de anos ou, por vezes, mais bruscamente, em décadas. Estes fenómenos naturais bastante complexos e imprevisíveis podem ser a explicação para as alterações climáticas que a Terra tem vindo a sofrer, mas também é possível, e talvez mais provável, que estas mudanças estejam a ser provocadas pelo aumento do Efeito de Estufa.
Durante a revolução Industrial, por exemplo, onde a informação sobre este fenómeno era muito limitada foram sem dúvida lançadas para a atmosfera quantidades astronómicas de C02. Actualmente, mesmo com mais informação, continuam a ser lançadas grandes quantidades, em grande parte devido à importância das fábricas e meios de locomoção existentes, onde infelizmente a principal fonte de matéria continua a ser os combustíveis fosseis.
Para se poder compreender plenamente a causa deste aumento da temperatura média do planeta foi necessário fazer estudos exaustivos da variabilidade natural do clima. Mudanças, como as estações do ano, às quais estamos perfeitamente habituados, não são motivo de preocupação. Por exemplo, o facto de o clima aquecer durante o Verão não é preocupante porque está a passar-se exactamente o contrário no hemisfério oposto, o que mantém a temperatura global em equilíbrio. Da mesma forma também não é motivo de preocupação um Verão mais quente do que o anterior porque provavelmente o Verão seguinte será novamente mais fresco.
As causas destas flutuações naturais são imensas: desde erupções vulcânicas que provocam variações locais até a variações à escala global causadas por fenómenos regulares como o "El Niño" (um aquecimento que se verifica nas águas do Pacífico todos os 3 a 5 anos afectando o clima de todo o mundo temporariamente).
As idades do gelo que têm vindo a dominar o planeta desde há dois milhões de anos, durando dezenas de milhares de anos, terão sido devidas a alterações significativas nas calotes polares levadas a cabo por flutuações na intensidade da radiação solar e variações na distância entre a Terra e o Sol. Contundo, durante os períodos interglaciais sempre se deram algumas mudanças climáticas menos abruptas, mas significativas, causadas provavelmente por rápidas mudanças na circulação oceânica e consequente aparecimento e desaparecimento de espécies. No período interglacial que estamos a atravessar não se têm verificado quaisquer oscilações como as indiciadas para períodos interglaciais anteriores, tendo este período de estabilidade funcionado como uma "janela" que permitiu o florescimento da civilização humana.
Durará este período muitos mais anos? Ou seremos apenas um "grão de areia" na existência do nosso verde Planeta?
Nós, Homens, conseguimos fazer com que o Planeta se comece a queixar através de forças da Natureza que nenhuma máquina consegue parar. Segundo a Lei de Murphy:
"Se alguma coisa tiver que acontecer...acontece e será da pior maneira, no pior momento e a causar o maior número de danos possível."
Proponho-vos aqui um debate sobre as consequências que este fenómenos causado por nós pode vir a ter sobre todos os seres vivos... Sabendo que dificilmente conseguiremos parar a 100% este fenómeno, o que podemos nós fazer para atenuar esta potencial "catástrofe natural"?
Todos os países falam sobre o aquecimento global e é sem dúvida um dos temas de momento...Mas será que todos sabem o que é realmente aquilo, que segundo grandes nomes da ciência, pode originar um Apocalipse?
O aquecimento global é um problema que tem vindo a preocupar a comunidade científica cada vez mais e caracteriza-se por um aumento da temperatura terrestre, não só numa zona específica mas em todo o planeta. Pensa-se que tal facto acontece devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos a nível industrial, que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao Efeito de Estufa, tais como o Dióxido de Carbono, o Metano, o Óxido de Azoto e os CFCs (Clorofloucarbonetos).Já há muitas décadas que se sabe da capacidade que o Dióxido de Carbono tem para reter a radiação infravermelha do Sol na atmosfera, estabilizando assim a temperatura terrestre por meio do Efeito de Estufa, mas ao que parece, isto em nada preocupou o Homem que continuou, e continua, a produzir enormes quantidades deste e outros gases de Efeito de Estufa.
A questão que se põe é se os elevados índices de Dióxido de Carbono que se têm vindo a medir desde o passado século, e estão com tendência para aumentar, podem vir a provocar um aumento na temperatura terrestre, suficiente para trazer consequências graves à escala global, pondo em risco a sobrevivência dos seus habitantes.
Na realidade desde 1850 temos vindo a assistir a um aumento gradual da temperatura global, algo que pode também ser causado pela flutuação natural desta grandeza. Tais flutuações têm vindo a ocorrer naturalmente durante várias dezenas de milhões de anos ou, por vezes, mais bruscamente, em décadas. Estes fenómenos naturais bastante complexos e imprevisíveis podem ser a explicação para as alterações climáticas que a Terra tem vindo a sofrer, mas também é possível, e talvez mais provável, que estas mudanças estejam a ser provocadas pelo aumento do Efeito de Estufa.
Durante a revolução Industrial, por exemplo, onde a informação sobre este fenómeno era muito limitada foram sem dúvida lançadas para a atmosfera quantidades astronómicas de C02. Actualmente, mesmo com mais informação, continuam a ser lançadas grandes quantidades, em grande parte devido à importância das fábricas e meios de locomoção existentes, onde infelizmente a principal fonte de matéria continua a ser os combustíveis fosseis.
Para se poder compreender plenamente a causa deste aumento da temperatura média do planeta foi necessário fazer estudos exaustivos da variabilidade natural do clima. Mudanças, como as estações do ano, às quais estamos perfeitamente habituados, não são motivo de preocupação. Por exemplo, o facto de o clima aquecer durante o Verão não é preocupante porque está a passar-se exactamente o contrário no hemisfério oposto, o que mantém a temperatura global em equilíbrio. Da mesma forma também não é motivo de preocupação um Verão mais quente do que o anterior porque provavelmente o Verão seguinte será novamente mais fresco.
As causas destas flutuações naturais são imensas: desde erupções vulcânicas que provocam variações locais até a variações à escala global causadas por fenómenos regulares como o "El Niño" (um aquecimento que se verifica nas águas do Pacífico todos os 3 a 5 anos afectando o clima de todo o mundo temporariamente).
As idades do gelo que têm vindo a dominar o planeta desde há dois milhões de anos, durando dezenas de milhares de anos, terão sido devidas a alterações significativas nas calotes polares levadas a cabo por flutuações na intensidade da radiação solar e variações na distância entre a Terra e o Sol. Contundo, durante os períodos interglaciais sempre se deram algumas mudanças climáticas menos abruptas, mas significativas, causadas provavelmente por rápidas mudanças na circulação oceânica e consequente aparecimento e desaparecimento de espécies. No período interglacial que estamos a atravessar não se têm verificado quaisquer oscilações como as indiciadas para períodos interglaciais anteriores, tendo este período de estabilidade funcionado como uma "janela" que permitiu o florescimento da civilização humana.
Durará este período muitos mais anos? Ou seremos apenas um "grão de areia" na existência do nosso verde Planeta?
Nós, Homens, conseguimos fazer com que o Planeta se comece a queixar através de forças da Natureza que nenhuma máquina consegue parar. Segundo a Lei de Murphy:
"Se alguma coisa tiver que acontecer...acontece e será da pior maneira, no pior momento e a causar o maior número de danos possível."
Proponho-vos aqui um debate sobre as consequências que este fenómenos causado por nós pode vir a ter sobre todos os seres vivos... Sabendo que dificilmente conseguiremos parar a 100% este fenómeno, o que podemos nós fazer para atenuar esta potencial "catástrofe natural"?